Vamos educar nossos filhos para daqui pra frente.
Tem gente que ainda pensa que estamos nos anos 40,50,60 ... Sei lá!
Hj tem que ser diferente do que foi com a gente,com nossos pais e avós...aff!
Temos que estar abertos ao diálogo o tempo todo,sem discriminação,sem constrangimento.
Isso pode ser difícil para alguns pais,mas se começarmos desde cedo,acreditem é muito mais fácil.
Com meus filhos eu faço assim. Desde as primeiras perguntas que eles me fazem já introduzo ali uma conversa bem ampla (Na linguagem deles é claro) Mas bem esclarecedora.
Eles voltam a perguntar as mesmas coisas as vezes,é assim mesmo tem que ter paciência e muita tranquilidade.
Eu converso sobre tudo com meus filhos (que têm 4,o menino e 8, a menina) e não me deixo ficar encabulada,pelo menos não os deixo perceber...
Sai tudo muito natural e eles, por incrível que pareça,compreendem tudo.
Tudo bem que alguns costumes nunca devem ser deixados de lado,a educação e os bons modos são sempre bem vindos e isso em minha casa é primordial. Digo é da maneira que se educa e falo tb de assuntos que anos atrás eram tabus. Como sexo,drogas,DST's,prevenção,gravidez,prostituição,homosexualidade,pedofilia,etc...
Tento incluir esses assuntos cotidianamente,no dia a dia mesmo. Quando surge um assunto na tv por ex. Não fujo da raia e comento mesmo.
Temos que tomar cuidado é com a linguagem que usamos com os pequenos. Não porque é feio ou transgressor,mas porque eles não entederão nada se usarmos termos muito técnicos.
Enfim,é preciso introduzir desde cedo esses e outros assuntos na fase infantil, pra que esses pequenos não cometam os mesmos erros das últimas gerações e saibam realmente se proteger das armadilhas do mundo e que saibam tomar as decisões certas para a própria vida.
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário